terça-feira, janeiro 24, 2012


Barbie linda e careca!

5
Olá meninas, tudo bem???
...vim aqui escrever hoje sobre de uma coisa linda que tocou o meu coração.
Perambulando pelo facebook, me deparo em meu mural com uma campanha que eu achei mais do que o máximo: A campanha "Beautifuland Bald Barbie" (Barbie bela e careca) que tem o objetivo de incentivar a Mattel a fabricar uma boneca Barbie sem cabelos. A proposta é de que a boneca Barbie (que já assumiu diversas facetas como de professora, médica, divas do cinema...) possa ajudar as crianças a lidarem com problemas como a queda de cabelo em função de quimioterapia.

A inspiração da campanha partiu da história de uma menininha de 4 aninhos, Genesis Reyes, que perdeu todo o seu cabelo após um tratamento quimioterápico.
Genesis, certa vez durante o tratamento, comentou com a sua mãe que não se sentia mais como uma princesinha porque as princesas sempre possuem aqueles cabelos lindos e ela havia perdido todo o seu cabelo...
Em função disso, os pais de uma outra criança (que também estava em tratamento no mesmo hospital) solicitaram ao CEO da Mattel, um amigo da família, que fosse feita uma boneca princesa sem cabelos exclusiva para Genesis. A boneca Princess Genesis  foi elaborada especialmente para a princesinha que ficou muito feliz com o presente!
Genesis com a sua Barbie exclusiva (imagem: Blog da Saúde)

A campanha  no facebook, que já possui 138.833 “curtições” solicita que a Mattel produza em massa uma boneca como a da princesinha Genesis.
=D
Nem todos concordam com a elaboração de uma boneca assim. A Sociedade Americana de Câncer, por exemplo, criticou o movimento e afirmou que a boneca pode causar medo exacerbado nas crianças de adquirirem a doença e que outras ações, como o financiamento de pesquisas, podem ser mais importantes do que a simples venda de bonecas.

Segundo aqueles que apoiam a campanha, uma Barbie careca (que poderia vir com vários acessórios como lenços, óculos e chapéus) seria importante para ajudar as crianças (e mulheres mais velhas também!) a manter  auto-estima elevada mesmo após a queda do cabelo em função de alguma doença ou tratamento...é a idéia de que mesmo sem os cabelos, elas continuam sendo lindas...
Vejam abaixo algumas imagens da página do grupo do facebook com exemplos que podem ser utilizados como inspiração para a nova boneca:






(...)
Eu acho a idéia o MÁXIMO!!!!!!!!!!!!!!!!
...eu já fui por muito tempo voluntária em uma instituição para crianças com câncer e via de perto essa questão de que as meninas às vezes até deixavam de brincar com suas bonecas com cabelos por não se identificarem muito com elas...sempre preferiam brincar com “bonecas bebês” (daqueles carequinhas, sabe?)... enfim...defendo muuuuuuuuuuuito a idéia...do mesmo jeito que defendo a produção de Barbies (e outras bonecas também) negras, com cadeira de rodas, japonesas...enfim...para fazer com que a criança  se sinta melhor por estar brincando com um brinquedo com que possa se identificar.

...Mas então, meninas e vocês?
O que pensam a respeito da campanha??????????
Beijoss!



5 comentários:

Prof Thainá Santos disse...

Nossa que lindo... Achei esta ideia linda demais... claro que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, os que são contra talvez até tenham bons argumentos, mas eu, em minha humilde opinião, sou a favor...

Priscilla Crusoé. disse...

Eu tbm apoio muito essa ideia!! Parabéns pela iniciativa de divulgar isso, viu?? Beijooo :)

Tóia disse...

Oi Táta...joia???
(até que enfim estou com o notebook de volta...acredita que já escrevi 5 posts sobre alguns produtinhos???..só falta postar...vou postar 1 por dia...)
Poisé, flor...eu acho uma coisa boa sim viu...do mesmo jeito que acho que deveria ter Barbie de cadeira de rodas tb.
Acho que a boneca tem muita força...e fazer uma boneca assim mostra que existem diferenças entre as pessoas mas que todas devem ser valorizadas...a criança se sente melhor sabe? Pq se identifica e aumenta a auto-estima.
=D
Bjooo

Tóia disse...

Obrigada, Pri!!! =D

Tóia disse...

Pri...eu nem sabia que você tinha blog...tô dando uma olhadinha lá no "Mundo Paralelo" ...vou te seguir!!!

Postar um comentário